29/05/2017   
Usuário:
Senha:

Crie sua conta aqui

Procurar por:

Publicações
Projetos
Eventos

Ir para a busca avançada

Patente
Detector de vazamento de gás hélio por via indireta

Data do cadastro: 09/01/2006

Publicação/Divulgação: 17/08/2004

Resp. pelo cadastro:

Status atual: Depositada e publicada

Esta publicação está vinculada a uma tese? Sim, tese de mestrado

Vínculo com algum programa de bolsa do CBPF: Sim, PCI/MCT

Resumo: A presente patente de invenção refere-se a um equipamento de detecção de vazamento de gás hélio por via indireta, para ser utilizado, principalmente, em tubulações de recuperação de gás hélio ou equipamentos criogênicos. Em diversas técnicas experimentais de medidas de parâmetros físicos existentes, tais como as espectroscopias de absorção ressonante, o hélio líquido é utilizado como refrigerante criogênico, em contêineres, denominados criostatos. Técnicas criogênicas tem se difundido cada vez mais na indústria e na área médica, como por exemplo em equipamentos de ressonância nuclear magnética, tomografia, etc. Após a sua utilização, o hélio volta a sua forma de gás, e pode ser recuperado por uma tubulação chamada "linha de recuperação", sendo conduzido através dela para um processo de armazenamento e posterior liquefação. No processo de liquefação, a máquina liquefatora elimina as impurezas contidas no gás recuperado, que geralmente são componentes do ar atmosférico, purgando-os com quantidades do próprio gás hélio. A purga de gás, contaminações devido a vazamentos na linha de recuperação, a manipulação e o bombeamento dos criostatos são fatores de grande perda, e normalmente só podem ser identificadas a longo prazo. Erros de operação tais como esquecimento de uma válvula aberta acarretam grandes vazamentos em curto espaço de tempo, com elevação dos custos diretos e a interrupção de processos. Considerando o fato do hélio ser um gás importado e de custo elevado, atualmente em torno de US$ 20.00 por litro, se justifica o controle das perdas e o monitoramento durante todas as etapas de sua utilização.

Data do depósito: 17/08/2004

Número do pedido: PI0403515-1

Órgão de propriedade intelectual: INPI

Nome do(s) depositante(s):
CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Nome do(s) inventor(es):
G. Cernicchiaro; A. Mello; Francisco de Assis Pereira França

Nome do procurador:




Publicações associadas a esta: 1



Dissertação de Mestrado
Dispositivos de Medidas para Monitoramento e Controle de Perdas em Linhas de Recuperação de Gás Hélio e Sistemas de Criogenia

Data do cadastro: 03/08/2006

Publicação/Divulgação: 14/07/2006

Resp. pelo cadastro:

Orientador: G. Cernicchiaro

Coorientador: -

Segundo Coorientador: -

Aluno:

Status atual: Defendida

Instituição de defesa: CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Resumo: Neste trabalho apresentamos resultados diretos do estudo da infra-estrutura de criogenia do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O primeiro deles foi o desenvolvimento de um dispositivo de detecção indireta de vazamento de gás hélio. O princípio de funcionamento baseia-se na percepção da contaminação do gás pelo oxigênio (presente no ar atmosférico), cujas moléculas se difundem através do hélio quando da existência de fuga do mesmo. São apresentadas as etapas de sua implementação experimental nos Laboratórios de Instrumentação e Medidas (LIM) e de Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR). O bom desempenho do dispositivo detector, e sua originalidade na monitoração da contaminação de hélio gasoso pelo oxigênio, possibilitou efetuar o depósito do pedido de patente para o Dispositivo Detector de Vazamento de Gás Hélio por Via Indireta. A solicitação analisada e aceita pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), foi protocolada com o registro PI 0403515-1, com apoio do Serviço de Suporte à Propriedade Intelectual e da Procuradoria Jurídica do CNPq. Como segundo resultado, descrevemos o processo de adaptação de um medidor de gás comercial para sua utilização na determinação do volume total de hélio recuperado e apresentamos subsídios para o projeto de um sistema de monitoração e recuperação de gás hélio, como contribuição ao sistema de gerenciamento da utilização de hélio do CBPF. São também apresentados os gráficos com as curvas de caracterização, calibração e atuação para os dispositivos desenvolvidos, bem como detalhes construtivos, manual de utilização e um roteiro com os procedimentos necessários para que sejam cumpridas todas as exigências para o protocolo final de um depósito de pedido de patente junto ao INPI.

Área: Instrumentação Científica

Data da defesa: 14/07/2006

Banca: G. Cernicchiaro; Armando Yoshihaki Takeuchi; R. L. Sommer; A. F. Barbosa


Download do PDF (2.349 KB)


Todos
Todos
Todas
Artigos de Div. Científica
Artigos em Revistas Nac.
Artigos em Revistas Int.
Artigos em Eventos Nac.
Artigos em Eventos Int.
Livros Inteiros
Capítulos de Livro
Propriedades Intelectuais
Áudio
Patentes
Programas de computador
Modelos de utilidade
Marcas
Outras prop. intel.
Tecnologias
Know-how
Serviços tecnológicos
Tecnologias inovadoras
Teses de Doutorado
Dissertações de Mestrado
Projetos de Graduação
Ciência e Sociedade
Documentos Históricos
Monografias
Notas de Física
Notas Técnicas
Outras Produções
· Principal    |    CBPF    |    ·

Copyright 2004 - CBPF. Rio de Janeiro/Brasil
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
v 1.1

       
Pág. gerada em 0,38 s
Total de consultas SQL: 90